BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO NA TERCEIRA IDADE

Eduardo Milani de Souza, Hugo Grano Carvalhães, Thaisa Costa Dias

Resumo


Este trabalho tem como foco o envelhecimento, procurando mostrar os benefícios do alongamento na Terceira Idade, visto que, além dos fatores biológico, cronológico e psicológico, o meio e as condições em que vivemos influenciam no processo de envelhecimento e na forma em que chegamos à velhice. O objetivo geral deste trabalho é analisar os benefícios das práticas de atividades físicas e de alongamento para os idosos. Os objetivos específicos:
avaliar e comparar a flexibilidade de idosos praticantes de atividades físicas, através do teste de “sentar e alcançar”. Verificar se existe diferença significativa
na flexibilidade de idosos praticantes de atividades físicas. Para tanto, desenvolver-se-á este trabalho de por meio de uma pesquisa exploratória. Para a coleta e análise dos dados da pesquisa utilizar-se-á de uma amostra que será composta por 80 idosas, com idade entre 60 e 80 anos, praticantes de atividades físicas há 2 anos, as quais serão divididas em: (40) praticantes de alongamento de intensidade moderada/vigorosa e (40) praticantes de intensidade moderada, feito duas vezes por semana na cidade de Uraí-Pr. Todas as participantes deverão assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. A Avaliação da flexibilidade será realizada por meio do teste Sentar e Alcançar (SA). Com este estudo, busca-se construir e investir para realização de estudos na área de Atividades Físicas com idosos para melhoria da flexibilidade.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.