COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO CORPORAL E DO DESEMPENHO MOTOR DE ADOLESCENTES PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE FUTSAL

Fernando de Souza Dantas, Giovanna Moselli Siebert, Cristiane Regina Coelho Candido

Resumo


A prática de atividades esportivas na adolescência pode auxiliar na aquisição de habilidades motoras, além de ser determinante para um estilo de vida ativo. No
entanto, poucos estudos analisam o efeito do treinamento de futsal em adolescentes/jovens atletas. Desta forma, o objetivo do presente estudo será comparar a composição corporal e o desempenho motor de adolescentes praticantes e não praticantes de futsal. É esperado, que o grupo de praticantes apresentem melhores indicadores de composição corporal e desempenho motor em comparação ao grupo de não praticantes. Participarão do estudo 30 adolescentes, do sexo masculino, com idade entre 14 e 15 anos, divididos em dois grupos: praticantes (15) e não praticantes (15). O grupo de praticantes será composto por atletas com no mínimo um ano e no máximo dois anos já ativos no treinamento. Será avaliada a composição corporal por meio da massa corporal, estatura, índice de massa corporal (IMC) e o percentual de gordura corporal, por meio das espessuras de dobras cutâneas tricipital e subescapular.
Para análise do desempenho motor será aplicada uma bateria de testes conforme preconiza Guedes e Guedes (1997). A bateria de testes avalia flexibilidade de membros inferiores, força/resistência muscular abdominal, potência muscular de membros inferiores, velocidade, resistência cardiorrespiratória e agilidade. A estatística descritiva será realizada por meio de Média e Desvio padrão. Para análise inferencial será utilizado o teste t de Student para medidas independentes. A significância adotada será de 5% (P<0,05). Este estudo pode contribuir no aumento de informações relacionadas a indicadores de composição corporal e desempenho motor em adolescentes
envolvidos no treinamento de futsal, ou seja, compreensão dos efeitos da prática esportiva no crescimento e maturação de adolescentes.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.