AVALIAÇÃO DO EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS DE 03 ANOS

Michaela Roberta de Oliveira, Márcia Marques Dib

Resumo


O equilíbrio é a base primordial de toda ação diferenciada dos segmentos
corporais, de forma que quanto mais descoordenado for o movimento, mais energia será gasta na execução, prejudicando todas as outras ações motoras.
No entanto, há poucos estudos que analisaram o equilíbrio de crianças menores de quatro anos de idade, fase considerada essencial no desenvolvimento da psicomotricidade infantil. Partindo dessa afirmação, esse estudo terá como  objetivo principal avaliar o perfil do equilíbrio motor de crianças de 3 anos, na perspectiva de averiguar se a idade cronológica e a idade motora são equivalentes nessa faixa etária. Espera-se que a idade cronológica e a idade motora sejam equivalentes. Participarão desse estudo 40 crianças com idade de 3 anos. Os participantes serão de ambos os sexos e divididos em grupo de 10
crianças cada, formando assim 4 grupos que vão ser  avaliados em dias
diferentes. A avaliação de teste será aplicada  uma vez em cada participante, sendo interrompida quando o participante não tiver êxito na tarefa. As avaliações serão realizadas por meio da Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) de Rosa Neto (2002), que é composto por 10 testes específicos para mensurar equilíbrio de crianças de 2 a 11 anos de idade. A estatística descritiva será realizada por meio de Média e Desvio padrão. Para análise inferencial será utilizado o teste t de Student para medidas independentes. A significância adotada será de 5%
(P<0,05). Este estudo pode contribuir para uma análise mais crítica sobre o equilíbrio de crianças de 3 anos, afim de intervir rapidamente na melhoria dessa capacidade física

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.