SABERES EXPERÊNCIAIS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA APRENDIZAGEM DOS SABERES DA DOCÊNCIA

Valéria de Souza, Marlene Vitória Bíscaro

Resumo


A presente pesquisa almeja realizar reflexões acerca das contribuições do PIBID (Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência) para a formação de graduandos em licenciatura, especificamente a área da Educação Física. O estudo busca compreender a construção da identidade profissional por meio do estágio, ou seja, o contato com a prática a partir do ingresso no curso. Espera-se que o estágio no PIBID propicie a aquisição de conhecimentos específicos dos saberes da docência de forma significativa. Para alcance do objetivo proposto e confirmar a hipótese, utiliza-se o caminho metodológico de natureza básica, qualitativo, descritivo e bibliográfico. O aporte teórico está fundamentado principalmente em Freire (1979), Amaral (2012) e Tardiff (2014). Portanto espera-se que este trabalho sirva de base para uma reflexão sobre a formação inicial do acadêmico, como futuro professor, na sua forma de agir perante as circunstâncias da realidade e na construção dos saberes consolidados pela experiência nos espaços de formação da prática docente.


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