Seminário de Pedagogia

Seminário de Pedagogia discute violência contra mulher e tem lançamento de livro em Cornélio

 

A Faculdade Dom Bosco de Cornélio Procópio promoveu em sua sede na Avenida XV de Novembro, de 16 a 19 deste mês, o 11º Seminário de Pedagogia e o 9º Colóquio de Formação de Professores.

Os encontros organizados pela coordenadora do Curso de Pedagogia, professora pós-doutora Claudia Bonfim, debateram o histórico, educação e violência contra a mulher e tiveram até o lançamento de um livro.

Na terça-feira, 16, houve apresentação dos trabalhos feita pelos alunos do 8º Período.

Quarta-feira, 17, foi realizada uma palestra com o tema “Educação da Mulher – A importância do feminismo e da perspectiva histórico-crítica para uma educação revolucionária – ministrada pela professora Claudia Bonfim.

Em seguida, ela lançou seu terceiro livro intitulado “A condição histórica da mulher: contribuição da perspectiva histórico-crítica na promoção da educação sexual emancipatória”.

Depois, ocorreu uma atividade do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Sexualidade.

Quinta-feira, 18, o tema foi “Cinema e Educação” onde os participantes assistiram a um filme e depois fizeram uma reflexão sobre o assunto com os presentes.

No último dia, sexta-feira, 19, a palestra sobre Desafios da Pedagogia frente às novas tecnologias e o mundo virtual foi ministrada pelo Coach Evandro Viana Couto.

Na sequência, aconteceu a Oficina de Musicalização com Marilda Luchini de Oliveira.

Segundo a coordenadora Claudia Bonfim, os encontros buscaram debater temas contemporâneos relacionados à pedagogia.

“Uma das questões mais alarmantes da sociedade e destacada nos principais jornais é a violência contra mulher.

Assim, procuramos falar sobre a educação da mulher e como, historicamente, originou-se essa opressão até chegar nos diais atuais, onde os índices se tornaram a grande preocupação de todos”, comentou.

A professora Claudia destacou ainda que foram repassados aos alunos conhecimentos científicos que irão ajudar os futuros pedagogos a lidar com a situação da mulher e, pelo menos, tentar amenizar o atual quadro de violência.

Terceiro livro

Com a temática “A condição histórica da mulher: contribuição da perspectiva histórico-crítica na promoção da educação sexual emancipatória”, a professora pós-doutora Claudia Bonfim lançou seu terceiro livro e procurou fazer um resgate da história da educação da mulher, mostrando as lutas, evolução, conquista de direitos, além do panorama que ela vive hoje.

Na sua explanação, a autora busca esclarecer que o feminismo não engloba apenas um tipo de manifestação.

Para ela, existe o feminino burguês que defende o lado da burguesia, o feminismo socialista, cujas ações se voltam para defender a classe trabalhadora, além de outros.

Enfim, objetivos e atuações dos diversos tipos de feminismo são diferentes. Com a polêmica atual das eleições, por exemplo, é possível ver mulheres nuas se manifestando nas ruas e aí, já entra o feminismo com outra perspectiva, ou seja, o pós-moderno e mais radical.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat