COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma comissão interna que coordena a autoavaliação institucional. A existência da CPA em uma instituição é obrigatória, de modo a cumprir a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo da CPA é promover a melhoria da qualidade da educação superior por meio do processo de Avaliação Institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da instituição.
Vale ressaltar que o SINAES integra três processos diferenciados de avaliação, a saber:
1. Avaliação das Instituições de Educação Superior – é o centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolve em duas etapas principais:
a) auto-avaliação ou avaliação interna – coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada IES;
b) avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) – avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas.
3. Avaliação do desempenho dos estudantes (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE) – aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso, estando prevista a utilização de procedimentos amostrais.
Na Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, a CPA foi instituída em 07/06/2005 e desde então, vem sendo conduzida por membros da comunidade acadêmica que atua no planejamento e organização com vistas à reflexão da realidade, cuidando dos interesses da comunidade acadêmica, com o apoio de seus gestores e mantenedores, disponibilizando as informações necessárias ao processo de autoconhecimento.
A dinâmica de atuação se baseia nas particularidades desta instituição, conforme as necessidades e situações especificas. Para tanto a CPA, é composta por representante da comunidade externa, do corpo técnico administrativo, por alunos e membros do corpo docente, adotando uma dinâmica de trabalho que envolve todos os seguimentos da instituição, nas reflexões e apontamento de possíveis soluções.
Conforme a Portaria Interna nº 002/005, as ações necessárias para que este processo seja efetivo, são iniciadas pela sensibilização que fomenta a energia do processo para o exercício de uma cultura avaliativa crítica e reflexiva, portanto, através do autoconhecimento, saberemos quem somos, quem desejamos ser e o que de fato realizamos, como nos organizamos e administramos nossas ações.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
1 – Sensibilização:
- Apresentação da CPA para a instituição;
- Realização de divulgação e sensibilização a respeito da importância da autoavaliação entre professores, funcionários e discentes.
2 – Concretização das Ações:
- Definição das equipes de trabalho e suas respectivas tarefas;
- Criação e aplicação dos instrumentos de avaliação;
- Treinamento para o preenchimento dos instrumentos de avaliação por todos os segmentos acadêmicos pela disponibilização de acesso on-line, preservando a identidade dos participantes, num processo democrático, aberto a sugestões e busca de soluções.
3– Levantamento de dados e informações:
- Amplia a visão e diagnóstico das esferas institucionais para planejamento de melhorias;
- Análise das Produções;
- Preparação do Relatório Parcial.
4– Relatórios Parciais:
- Incorporam resultados e diagnósticos da autoavaliação, com conhecimento das necessidades e potencialidades.
5– Relatório Final:
- Análise do relatório;
- Apresentação do relatório para a instituição e envio para o SINAES;
- Planejamento de ações.
6– Divulgação:
- Apresenta resultados para a comunidade acadêmica e possíveis soluções a ser encaminhadas, através de divulgação on-line e banners.
7– Balanço Crítico:
– Analise de resultados com suas possíveis soluções;
– Planejamento e aplicação dos resultados, mobilizando os setores de recursos administrativos e pedagógicos da instituição para sanar deficiências encontradas;
– Reunião da CPA e direção da instituição/mantenedora sobre os procedimentos necessários à efetivação.
MEMBROS DA GESTÃO ATUAL
PORTARIA n º 044/19 de 01 de outubro de 2019.
Funções | Membros |
Presidente | Profª. Regiani Gobbi Leite de Medeiros |
Representante da mantenedora CESUCOP | Profª. Claúdia Ramos de Souza Bonfim |
Representante do Corpo Docente | Prof. Bruno Henrique Martins Pirolo |
Representantes do Corpo Discente | Lucas Eduardo da Silva Janaina Teodoro |
Representantes dos Funcionários | Ana Cristina Lopes Amanda Filomeno Nascimento |
Representante da Comunidade | Aparecida da Silva Orrutea – Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio (NRE) |