COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é uma comissão interna que coordena a autoavaliação institucional. A existência da CPA em uma instituição é obrigatória, de modo a cumprir a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O objetivo da CPA é promover a melhoria da qualidade da educação superior por meio do processo de Avaliação Institucional como instrumento norteador das ações e transformações necessárias ao pleno desenvolvimento da instituição. 

Vale ressaltar que o SINAES integra três processos diferenciados de avaliação, a saber: 
1. Avaliação das Instituições de Educação Superior – é o centro de referência e articulação do sistema de avaliação que se desenvolve em duas etapas principais:  

a) auto-avaliação ou avaliação interna – coordenada pela Comissão    Própria de Avaliação (CPA) de cada IES; 

 b) avaliação externa – realizada por comissões designadas pelo INEP, segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). 

 
2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG) – avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas.  

 
3. Avaliação do desempenho dos estudantes (Exame Nacional de Avaliação de Desempenho dos Estudantes – ENADE) – aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso, estando prevista a utilização de procedimentos amostrais. 

 
        Na Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, a CPA foi instituída em 07/06/2005 e desde então, vem sendo conduzida por membros da comunidade acadêmica que atua no planejamento e organização com vistas à reflexão da realidade, cuidando dos interesses da comunidade acadêmica, com o apoio de seus gestores e mantenedores, disponibilizando as informações necessárias ao processo de autoconhecimento. 

A dinâmica de atuação se baseia nas particularidades desta instituição, conforme as necessidades e situações especificas. Para tanto a CPA, é composta por representante da comunidade externa, do corpo técnico administrativo, por alunos e membros do corpo docente, adotando uma dinâmica de trabalho que envolve todos os seguimentos da instituição, nas reflexões e apontamento de possíveis soluções. 

Conforme a Portaria Interna nº 002/005, as ações necessárias para que este processo seja efetivo, são iniciadas pela sensibilização que fomenta a energia do processo para o exercício de uma cultura avaliativa  crítica e reflexiva, portanto,  através do autoconhecimento, saberemos quem somos, quem desejamos ser e o que de fato realizamos, como nos organizamos e administramos nossas ações.   

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: 

– Sensibilização: 

  • Apresentação da CPA para a instituição; 
  • Realização de divulgação e sensibilização a respeito da importância da autoavaliação entre professores, funcionários e discentes. 

      2  Concretização das Ações: 

  • Definição das equipes de trabalho e suas respectivas tarefas; 
  • Criação e aplicação dos instrumentos de avaliação; 
  • Treinamento para o preenchimento dos instrumentos de avaliação por todos os segmentos acadêmicos pela disponibilização de acesso on-line, preservando a identidade dos participantes, num processo democrático, aberto a sugestões e busca de soluções. 

3– Levantamento  de dados e informações: 

  • Amplia a visão e diagnóstico das esferas institucionais para planejamento de melhorias; 
  • Análise das Produções; 
  • Preparação do Relatório Parcial. 

4– Relatórios Parciais: 

  • Incorporam resultados e diagnósticos da autoavaliação, com conhecimento das necessidades e potencialidades. 

      5– Relatório Final: 

  • Análise do relatório;  
  • Apresentação do relatório para a instituição e envio para o SINAES;  
  • Planejamento de ações. 

      6– Divulgação: 

  • Apresenta resultados para a comunidade acadêmica e possíveis soluções a ser encaminhadas, através de divulgação on-line e banners. 

      7– Balanço Crítico: 

– Analise de resultados com suas possíveis soluções; 

– Planejamento e aplicação dos resultados, mobilizando os setores de recursos administrativos e pedagógicos da instituição para sanar deficiências encontradas; 

– Reunião da CPA e direção da instituição/mantenedora sobre os procedimentos necessários à efetivação.  

MEMBROS DA GESTÃO ATUAL 

PORTARIA  n º 044/19 de 01 de outubro de 2019. 

Funções Membros 
Presidente Profª. Regiani Gobbi Leite de Medeiros 
Representante da mantenedora CESUCOP Profª. Claúdia Ramos de Souza Bonfim 
Representante do Corpo Docente  Prof. Bruno Henrique  Martins Pirolo 
Representantes do Corpo Discente Lucas Eduardo da Silva  Janaina Teodoro  
Representantes dos Funcionários Ana Cristina Lopes Amanda Filomeno Nascimento 
Representante da Comunidade Aparecida da Silva Orrutea – Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio (NRE) 

Relatório Parcial CPA 2018

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